quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O esteriótipo do blogueiro moderno

Se alguém me perguntasse hoje qual seria a razão de uma menina (ainda me considero uma menina, por causa do tamanho e dos sonhos) como eu criar um blog, provavelmente discordariam da minha resposta. Seria engano acharem que há destaque no mundo de hoje meninas de dezenove anos que gostam de postar fotos contando fofocas de noitadas, baladas, festas, chopadas e etceteras num mundo onde o blog é dominado por críticas construtivas de marcelo tas, denúncias políticas de reinaldo azevedo, divulgações e conselhos musicais de lucas lima e sentimentalismos de famosos que "in"conscientemente acabam mostrando suas emoções, dores de cotovelos e surras do namorado. Se essa imensa circunferência consegue englobar de jô soares a bruna surfistinha, por que não ser mais um no meio de multidão e escrever um blog, num mundo dominado pelo tautismo? Resposta complexa. Se me inspirasse mais nas aulas de teoria da comunicação e seguisse os passos do mestre Harold Lasswell, ele me daria um único motivo para escrever um blog: conteúdo. Quando se foge de uma massa cada vez mais caótica para "filosofar" sobre a realidade, para distribuir poesias gratuitas e para denunciar e deliberar ações equivocadas, sinto que começo a colocar em prática as teorias aprendidas em salas de aula, principalmente quando penso em professores explicando diferenças entre comunicações de massa, alta cultura e arte folclórica.

Voltando ao assunto... Por que escrever um blog?... Talvez para quebrar paradigmas já prontos pela sociedade que menina de dezenove anos gosta disso e escreve sobre isso e gosta disso e daquilo e que estudante de comunicação é maconheiro. E sentir uma maior liberdade de demonstrar meus sentimentos e opniões, num mundo onde o blog se tornou um dos poucos objetos não censurados. Instingar espírito crítico numa sociedade cada vez menos reflexiva é muito difícil, porém necessário. Ah! E é claro! Instingar meu próprio cérebro!

Total futilidade achar que alguma idéia ou opnião minha mudaria alguma coisa em algum lugar. Mas perseverança achar que a sua opnião sobre algum fato, mudaria muita coisa dentro de você.

A função diária de um blog, não é simplesmente publicar uma vida e sentimentos de "como estou me sentindo", "como acordei hoje" e "blá blá blás". É também um meio de tentar fazer com que suas idéias e opniões se tornem divulgadas e ao dispor de quem achá-las interessantes ou achá-las fúteis, ou achá-las padronizadas. Sim. Achar alguma coisa. Achar bom. Achar ruim. Mas achar.

Um comentário:

Lucas Peths disse...

Ter um blog é bom. Como dito, não por futilidade ou coisa parecida... O legal é expor idéias, opiniões, ver se as pessoas pensam como você.

E escrever é bom. Muito bom =D


Beijo!